26/08/2019

15 DICAS PARA TRABALHAR COM REFORÇO ESCOLAR


Para alguns professores, as aulas particulares complementam a renda familiar, para outros que ainda não conseguiram uma colocação no mercado de trabalho, obtém a sua única fonte de renda através das aulas particulares e para um outro grupo de professores as aulas particulares são oportunidades de negócios e empreendem nesse ramo.
E você, professora/professor, o que quer? Onde quer chegar?

Foi pensando nisso que elaborei esse texto com dicas para você iniciar nesse ramo e ter sucesso.

Primeiramente apresento 3 definições que confundem um pouco quem não conhece a acha que tudo é reforço escolar. Aulas particulares, reforço escolar e acompanhamento pedagógico são coisas distintas e você tem que ter isso muito bem definido em mente para apresentar ao seu futuro cliente (responsável ou aluno).

Aulas particulares são aulas avulsas onde somos contratados para sanar dúvidas sobre um tema específico. De acordo com o assunto e com o desempenho do estudante, o profissional define o número de aulas que, em média, serão necessárias. Nessa modalidade a cobrança é por hora/aula.

Reforço escolar é a modalidade em que somos contratados para ministrar aulas individuais ou coletivas (pequenos grupos), com duração de 2 h e podendo ocorrer de uma a cinco vezes por semana. Nesse caso, geralmente o valor cobrado é mensal mas nada impede que haja a cobrança por hora/aula.

No acompanhamento pedagógico somos contratados para organizar a rotina escolar do estudante, criamos planilhas de horários de estudos, sugerimos métodos de organização e auxiliamos os estudantes e seus familiares para que haja sucesso nos estudos. Nessa modalidade o trabalho é uma consultoria pedagógica onde é necessário realizar um diagnóstico (ou anamnese) sobre a real situação do estudante e orienta pais e responsáveis a incluir esse estudante na rotina da família, todos precisam se envolver e participar das atividades escolares desempenhando o papel de fiscalizador, controle de agenda de atividades e horários das aulas entre outras atividades que julgar necessária nessa consultoria.

Agora que definimos as modalidades de atendimento, como iniciar o trabalho? Dividi em tópicos o que considero mais importante.

1. Defina o seu local de atendimento, pode ser em domicílio ou em um local próprio. Este local próprio pode ser a sua casa, uma sala (própria ou alugada), uma loja, sala comercial, dividir um escritório etc. Lembrando que você é um profissional da área da educação e o seu espaço tem que ser inclusivo e acessível a todos. Este local precisa ter banheiro, bebedouro e geladeira. O reforço escolar não pode ser visto como um "bico" somente para aumentar a sua renda. Para ter chances de crescimento veja o seu reforço escolar como uma empresa. Estabeleça horários de atendimento para iniciar e encerrar o expediente nos horários previstos.

2. Sempre faça contrato de prestação de serviços. Defina no contrato o local onde será realizado o atendimento, dias, horários, valores e modalidade de trabalho que será executado. Para cada pagamento recebido, emita um recibo ou, se preferir, faça carnês. Não precisa ser um carnê com código de barras para pagamento na rede bancária, você pode elaborar um carnê e imprimir. Isso agregará valor ao seu trabalho.

3. E quanto cobrar? Não vá em grupos de redes sociais perguntar quanto cobram, sugiro que procure saber quanto cobram os professores da região onde você atenderá de acordo com o público a ser atendido. Não cobre muito abaixo ou muito acima da média de valores da sua região. Defina valores tanto para hora-aula quanto para mensalidade e consultoria.

4. Não lote turmas em aulas coletivas. Divida por séries ou ciclos e atenda um número de estudantes que dê para você atender a todos. O estudante quer um atendimento personalizado e se a sua turma for muito cheia, ele não aprenderá. Turmas lotadas já bastam nas escolas, não é mesmo?

5. Se você optar por montar a sua sala de aula, tenha em mente que o ambiente precisa ser aconchegante, limpo e se você for trabalhar com alfabetização o ambiente tem que ser alfabetizador.

6. Não passe valores por telefone. Procure conversar pessoalmente com o responsável, se a pessoa não puder ir até você, vá até a pessoa. Tenha um lugar aconchegante para receber o responsável, uma mesa com duas cadeiras já são suficientes para uma conversa detalhada sobre a sua forma de trabalhar.

7. Sugiro que não ofereça aula experimental. Isso mesmo, você não leu errado, não ofereça aula experimental principalmente para alunos do Fundamental II e Ensino Médio, pois há alunos (com o aval dos responsáveis) que solicitam aula experimental, o professor tira diversas dúvidas, não recebe nada pelo trabalho e esse aluno desaparece sem fechar o contrato com você. Você pode cobrar um valor pela aula experimental (hora/aula) e se o contrato for assinado você pode oferecer esse valor da primeira aula como um desconto na primeira mensalidade.

8. Se precisar de material didático, a internet tem bastante opções, mas tenha a sua biblioteca particular e elabore atividades de acordo com a necessidade de cada aluno. Algumas secretarias estaduais e municipais e até mesmo o MEC disponibilizam materiais didáticos e planos de aula muito bons que você pode adaptar a sua realidade.

9. Cobre as mensalidades de julho e dezembro se fechar contrato anual, para isso coloque o vencimento das suas mensalidades no início do mês. Você também pode optar por oferecer pacotes de aulas (quinzenal/mensal/trimestral/semestral/anual). Opte pela cobrança antecipada conforme as escolas particulares fazem, o aluno inicia os estudos pagando a primeira mensalidade, fazendo isso você evita a inadimplência.

10. E nunca se esqueça: na hora de definir o valor a ser cobrado, pense sempre no investimento que você fez em formação e nas despesas que você tem ao longo do mês com água, luz, internet, aluguel, deslocamento (caso realize atendimento em domicílio).

11. Quanto à divulgação dos seus serviços, não pense que uma placa ou banner na sua porta irá trazer muitos alunos. Quem não é visto, não é lembrado e você precisa ser visto todos os dias para que os seus futuros clientes lembrem sempre do seu nome como primeira opção quando precisarem de aulas particulares. As plataformas digitais são boas opções. Você pode criar uma página, participar de grupos de compra e venda do seu bairro, criar um blog, ter um perfil no Instagram etc. Use o WhatsApp a seu favor, sua foto de perfil e status devem fazer menção ao seu trabalho. Poste fotos nas histórias e de vez em quando envie um cartão dos seus serviços e peça para que amigos e familiares compartilhem. Você também pode fazer camiseta personalizada e sempre que andar a pé pelo bairro estará fazendo divulgação. Se tiver um carro, faça um adesivo com o nome do seu Reforço Escolar e um telefone para contato. Para não ter que ficar fazendo cartões toda vez que mudar o seu negócio de endereço, faça cartões divulgando o seu nome e o telefone para contato, este telefone precisa ser o seu WhatsApp devido à praticidade dessa ferramenta de contato.

12. Mantenha um caderno com todas as anotações sobre as matérias dos alunos, uma espécie de diário com tudo o que o seu aluno estudou. Faça essas anotações todos os dias, pois será com base no que anotou que você irá elaborar os exercícios dos seus alunos.

13. Ofereça materiais de uso coletivo e solicite os materiais de uso individual. Os cadernos que os alunos usam no reforço escolar só irão para casa no último dia de aula de cada semana para que os responsáveis acompanhem o seu trabalho e o desempenho dos alunos. Você ficando com os cadernos poderá adiantar atividades para o dia seguinte e o seu aluno sempre terá o que fazer. Havendo atividade de casa, dê preferência para que estas atividades sejam feitas primeiro e depois faça as atividades que você passou no caderno do reforço.

14. À medida que o seu empreendimento for progredindo, você também poderá agregar produtos para vender e seus alunos serão os divulgadores da sua marca. Faça camisetas, canecas, chaveiros, copos, e tudo mais que puder personalizar com a sua logomarca, seu nome e seu número de telefone. Se você trabalhar pelo sistema mensal com aulas de segunda à sexta, poderá inserir à rotina 15 minutos para o lanche e socialização das crianças. Eles poderão levar o lanche de casa ou você vende o lanche (biscoitos, sanduíches, sucos, refrigerantes, picolés etc).

15. E lembre-se de SEMPRE agir com a verdade. Só trabalhe com os anos de escolaridade em que tenha domínio não só do conteúdo como também segurança no trato com os alunos.

Por hoje é só! Em breve estarei de volta. Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você vai deixar um recadinho!
Desde já agradeço e o quanto antes responderei.